Quem sou

Minha foto
Celso Carvalho nasceu em Brasília em 1980. Engenheiro pela Universidade de Brasília. Pós-graduado em Energia Alternativa. Especialista em Gestão Pública. Trabalhou no Tribunal de Justiça do DF e no Ministério Público Federal, fiscalizando obras/contratos e desenvolvendo projetos de conservação do meio ambiente. Atuou na Agência Nacional de Energia Elétrica, com especialista em regulação, com projetos de geração de energia. É servidor da Câmara dos Deputados. Morador de Novo Gama desde 1988. Ministrou cursos comunitários gratuitos de preparação para concursos, promoveu palestras em favor da vida, contra o aborto, de planejamento familiar e sobre sexualidade cristã. Desenvolveu projeto para descarte de pilhas usadas. Realizou estudos sobre o aproveitamento de lixo na geração de energia, fornecimento de água, preservação das nascentes e implantação de coleta seletiva no município. Casado, é pai de três filhos. Frequenta a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, onde atuou como catequista, coordenador de grupo de jovens e músico. Foi eleito vereador com 684 votos pelo PMDB, nas eleições de 2016. E tem a missão de colaborar com o crescimento sustentável do município.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Cooperativa de catadores


Vereador Celso Carvalho visita a Central de Triagem de Resíduos que funciona dentro do aterro municipal, para onde vai todo lixo coletado no município. Lá, cerca de 45 cooperados separam o material orgânico do reciclável.  


Quem administra o trabalho é a cooperativa de materiais recicláveis Coopercit, em parceria com o Prefeitura Municipal. O material reciclável separado é vendido à indústria de reciclagem e a renda é revestida à cooperativa e aos catadores.

Este trabalho tem um impacto positivo no meio ambiente, pois evita que material reciclável seja enterrado e contamine os lençóis freáticos. Além disso, quanto menos material for enterrado maior será a vida útil do aterro. Uma garrafa PET, por exemplo, pode demorar mais de 100 anos para se decompor.

Você também pode ajudar neste programa separando o lixo na sua casa. Para tanto utilize duas lixeira, uma para despejo do lixo orgânico (restos de alimentos e papéis sujos) e outra para o lixo reciclável (plástico, papel limpo, papelão, metal, vidro). Quando o material chega separado no aterro facilita o trabalho dos catadores e evita que o material reciclável seja contaminado com o lixo orgânico. Se cada um fizer sua parte teremos uma cidade muito mais sustentável.

Celso Carvalho apóia esta iniciativa.